Silva, Edilene AméricoRocha, Helen Cristina da Silva2025-11-142025-11-14ROCHA, Helen Cristina da Silva. Análise do uso da literatura como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de Geografia na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2043O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a literatura na condição de ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de Geografia, no 9º ano do ensino fundamental, e sua contribuição na promoção do aprendizado discente frente aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Nesse propósito, a linha de investigação é analisar como a obra literária “A Cachoeira de Paulo Afonso” do autor Castro Alves pode repercutir na aprendizagem discente frente ao conceito de lugar. O intuito final é desenvolver uma proposta de roteiro pedagógico com o uso da literatura para trabalhar esse conceito em sala de aula. Como resultado desse processo chegou-se à conclusão de que o uso da literatura como apoio ao desenvolvimento dos temas geográficos é uma decisão estratégica pois além de trabalhar o rol curricular desenvolve as habilidades discentes (leitura, imaginação, interpretação, ganho cultural) e ainda ajuda no desenvolvimento do seu senso crítico.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Geografia - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaLiteratura - Estudo e ensinoAnálise do uso da literatura como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino de Geografia na educação básicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM