Silvano, Débora LeiteCastro, Palma Carla Carneiro de2025-08-112025-08-11CASTRO, Palma Carla Carneiro de. Bases conceituais da educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada para professores. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/519O princípio educativo do trabalho, a formação integrada e a politecnia se constituem como princípios norteadores para o alcance de uma educação emancipatória. Entretanto, muitos são os desafios e especificidades da formação e atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este estudo teve como objetivo principal contribuir para o processo de formação continuada, com foco nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O referencial teórico discute como a relação entre trabalho e educação perpassa todo o ecossistema educacional. A metodologia adotada, de natureza quali-quantitativa, tem como base a pesquisa-ação e os dados empíricos foram obtidos junto a três instituições de ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Entrevista, questionário e formulário de consulta, foram os instrumentos utilizados para coletar os dados e alcançar os seguintes objetivos específicos: i) mapear a frequência e o enfoque dos cursos de formação continuada oferecidos aos professores que atuam nas escolas de educação profissional; ii) verificar a percepção dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado sobre a formação continuada nas bases conceituais da EPT; iii) averiguar a visão institucional acerca da importância da formação continuada nas bases conceituais para os professores que atuam na EPT; iv) elaborar uma proposta de curso de formação continuada. Os resultados alcançados, além de confirmarem a necessidade de formação continuada que parta do conhecimento teórico sobre as bases conceituais da EPT, também orientaram a implementação de um curso com vistas à qualificação das práticas pedagógicas dos professores que atuam nesta modalidade de ensino. Ainda em consonância com os referidos dados, foi viável a construção de mensagens educativas, a partir da articulação de três eixos: conceitual, pedagógico e comunicacional. Com a utilização de diferentes plataformas e ferramentas digitais também foi possível contribuir para o letramento digital dos cursistas.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Educação profissionalEnsino médio integradoFormação continuada de professoresPrática pedagógicaBases conceituais da educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada para professoresmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO