Duarte, Samira RezendeZelaya, Dinaldo Camargo2025-08-202025-11-042025-11-042025-08-202025-11-042025-11-04ZELAYA, Dinaldo Camargo. Águas juntadas: educação ambiental por meio de histórias em quadrinhos. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1194Devido aos grandes impactos ambientais causados no Cerrado por ações antrópicas, ações de Educação Ambiental se tornam cruciais para formar cidadãos críticos sobre as problemáticas socioambientais que os rodeiam. Nesse sentido, esta pesquisa visa elaborar uma sequência didática com uma história em quadrinhos para promover a Educação Ambiental sobre a Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma das unidades de conservação do Cerrado. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 2° do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina (Centrão), com 18 estudantes, e contou com a realização de três etapas, sendo elas: aplicação do pré questionário com uma situação-problema; leitura da história em quadrinhos em grupo com a turma, e por fim, a realização de uma roda de conversa e a aplicação do pós questionário com a mesma situação-problema. Como resultado, constatou-se que as histórias em quadrinhos são muito presentes na vida dos estudantes de Ensino Médio, e que muitos professores não utilizam esse tipo de literatura em suas aulas. Além disso, evidenciou-se que as histórias em quadrinhos são ferramentas eficazes para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, e podem ser utilizadas nas diversas áreas das Ciências da Natureza, uma vez que promoveram a educação científica.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Cerrados - ConservaçãoCerrados - Estudo e ensinoEducação ambientalUnidade de conservaçãoÁguas juntadas: educação ambiental por meio de histórias em quadrinhosbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS