Licarião, Berttoni CláudioSantos, Amanda Lelis Ferreira2025-11-252025-11-25SANTOS, Amanda Lelis Ferreira. A gamificação como caminho facilitador para o processo de aprendizagem do inglês na infância. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2054O presente trabalho pretende compreender qual é a contribuição da gamificação para o âmbito educacional e como essa metodologia pode ser um caminho facilitador para o ensino da língua inglesa na infância. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, baseada em uma revisão bibliográfica sobre artigos e livros relacionados ao assunto, visando obter uma visão mais aprofundada e abrangente do tema escolhido. O objetivo desta pesquisa decorreu de um questionamento sobre como as metodologias ativas podem ser mais eficazes do que as metodologias tradicionais no que diz respeito ao ensino de um idioma para crianças. É feita uma contextualização acerca do termo gamificação e seu surgimento, de acordo com importantes pensadores que são referência na área, seguido de sessões que abordam melhor sobre a importância de aprender o inglês desde a infância, o uso da gamificação no ambiente escolar, sua sistematização, bem como suas vantagens e aspectos negativos que cercam a aplicação desta metodologia.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Jogos no ensino da língua inglesaEstratégias de aprendizagemEducação de criançasA gamificação como caminho facilitador para o processo de aprendizagem do inglês na infânciabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM