Costa, Sueli daTeixeira, Amanda Myssandre SouzaSantos, Daiana Lafaiete Ribeiro Araújo dosAnanias, Daniel Dantas2025-07-302025-07-30TEIXEIRA, Amanda Myssandre Souza; SANTOS, Daiana Lafaiete Ribeiro Araújo dos; ANANIAS, Daniel Dantas. O professor reflexivo e o letramento matemático: uma análise da reflexão docente no ensino fundamental como elemento de ação pedagógica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/462O presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de um processo reflexivo sobre a prática, a compreensão de professores a respeito do processo de ensino-aprendizagem da matemática e suas relações com o letramento matemático no Ensino Fundamental. A investigação teve natureza qualitativa, os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com sete professores de matemática que atuam nas redes pública e privada. Os dados foram organizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Da análise dos dados, obtivemos como respostas uma percepção de que os estudantes, em sua maioria, chegam à escola com conhecimentos prévios deficitários. Para atuar no sentido do letramento os docentes compreendem os livros didáticos e as atividades de percepção da matemática na prática como as estratégias mais adequadas. Além disso, para os alunos que apresentam dificuldades após a intervenção, os docentes utilizam listas de exercícios e trabalho pedagógico com pequenos grupos de alunos. Por fim, em reflexão a respeito do currículo, os docentes apontam que este precisa ser adaptado na transposição para a prática para a atender as peculiaridades dos diferentes grupos de estudantes.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino - MetodologiaEnsino fundamentalCurrículosLetramento - MatemáticaO professor reflexivo e o letramento matemático: uma análise da reflexão docente no Ensino Fundamental como elemento de ação pedagógicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM