Magalhães, Silvia Marcela de OliveiraOliveira, Bruno Batista deSousa, Karina Silva2025-11-102025-11-10OLIVEIRA, Bruno Batista de; SOUSA, Karina Silva. Formação inicial de professores: as contribuições da Residência Pedagógica na construção da identidade docente na visão de residentes do curso de Letras - Inglês. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2020Esta pesquisa tem como objetivo compreender qual a contribuição da Residência Pedagógica na construção da identidade docente para o estudante/residente de Letras - Inglês. O Programa de Residência Pedagógica é um projeto que pertence à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criado em 2018, que proporciona a imersão do licenciando no ambiente escolar (Silvestre e Valente, 2014), oferecendo a oportunidade do residente ter experiências como docente durante um período de 18 meses, com o propósito de enriquecer o processo de formação inicial dos estudantes de licenciaturas (Capes, 2022). Diante disso, percebe-se que Residência Pedagógica colabora sobremaneira para a vida profissional do estudante de Letras-Inglês e como esse processo contribui para a formação da identidade docente do residente (Nóvoa, 1992). Desta forma, este trabalho possui uma abordagem qualitativa e exploratória (Gil, 2002), se utilizando do grupo focal (Dias, 2000) para a coleta de dados, feito com seis residentes de três escolas-campo diferentes, gravadas por áudio e vídeo. Para análise de dados , foi utilizado a análise de conteúdo da Bardin (1997), visto que, a partir do material coletado, foi feita a divisão de quatro categorias para explicitação das informações. Por fim, as considerações finais sintetizam o que foi observado em relação a todas as experiências práticas vivenciadas pelas residentes durante a Residência Pedagógica, mostrando sua importância para o desenvolvimento da profissão.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Professores de inglês - FormaçãoPrática de ensino - LínguasLíngua inglesa - Estudo e ensino (Estágio)Formação inicial de professores: as contribuições da Residência Pedagógica na construção da identidade docente na visão de residentes do curso de Letras - Inglêsbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM