Rodrigues, Rodrigo Soares GuimarãesSilva, Luanna Lorrany Costa2025-08-072025-08-07SILVA, Luanna Lorrany Costa Silva. A avaliação na perspectiva da formação humana integral. 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Licenciatura em Educação Profissional) - Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/499O tema central do documento aborda a avaliação na perspectiva da formação humana integral, fundamentando-se em um enfoque que vai além do desempenho técnico e cognitivo, ao incorporar dimensões éticas, sociais, culturais e políticas. A abordagem parte de uma análise teórica e crítica, destacando a avaliação como um processo contínuo e formativo que contribui para o desenvolvimento integral do sujeito. Os autores, entre eles Marise Ramos (2011,2014), Frigotto (2018), Clavatta (2005), Libâneo (2003), Esteban (1994) e Vilas Boas (2004), articulam reflexões sobre como a avaliação pode fomentar uma educação emancipatória, considerando as relações sociais e as práticas pedagógicas no contexto escolar. A categoria de tratamento é uma análise teórica, sustentada por uma revisão bibliográfica que explora diferentes concepções de avaliação e suas implicações para o processo educativo. O estudo conclui que a avaliação, orientada por princípios da formação integral, promove a autonomia, a criticidade e a inclusão, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso social e ético da educação.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Formação humana integralAvaliaçãoEducação emancipatóriaA avaliação na perspectiva da formação humana integralbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS