Licarião, Berttoni CláudioDamasceno, Angélica FaccioMoura, Lívia Cristina Melo2025-11-262025-11-26DAMASCENO, Angélica Faccio; MOURA, Lívia Cristina Melo. O ensino bilíngue através do método de imersão na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2059O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender o método de imersão do ensino bilíngue, sua aplicabilidade, as vantagens e os problemas enfrentados nesse processo de ensino especificamente na educação infantil. A fim de atingir esses objetivos, foram analisados alguns pontos de vista como os de Harmers e Blanc (2000) e Antonieta Megale (2005), que definem e explicam o que é o bilinguismo e a educação bilíngue. Além disso, estudos como os de Colin Baker e Wayne Wright (2021) apontam as principais problemáticas acerca do tema. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, cujo instrumento de coleta adotado é uma revisão bibliográfica acerca do tema explicitado acima. Dentre os resultados estão as vantagens da aplicação do ensino bilíngue desde a primeira infância, assim como as dificuldades encontradas nesse formato de ensino para esse segmento em específico. Quanto ao primeiro tópico, verificou-se a grande influência do bilinguismo na capacidade e desenvolvimento cognitivo das crianças expostas a ele. Algumas das características observadas são a maior flexibilidade linguística, a capacidade de alternar o foco de atenção e a memória de trabalho. Por outro lado, existem algumas problemáticas na execução do ensino bilíngue para a educação infantil. Em suma, a carência de um curso de formação específica, o equilíbrio entre o desenvolvimento da proficiência linguística e a lecionação de outras matérias usando a segunda língua e a desigualdade no acesso ao ensino bilíngue são as principais dificuldades encontradas nesse processo. Desse modo, percebe-se que o ensino bilíngue aplicado desde a educação infantil resulta em diversos benefícios cognitivos. Contudo, verifica-se também a necessidade de ajustes nesse processo educacional, visando a ampliação da eficácia de seus resultados.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Língua inglesa - Estudo e ensinoEducação de criançasEducação bilíngueO ensino bilíngue através do método de imersão na educação infantilbachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA