Alves, Cândida BeatrizOliveira, Camila Maia deOliveira, Caroline Maia de2025-10-012025-11-042025-11-042025-10-012025-11-042025-11-04OLIVEIRA, Camila Maia de; OLIVEIRA, Caroline Maia de. Desenho universal para a aprendizagem: ferramenta a dispor de uma educação para a diversidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus de São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, São Sebastião, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1523Com o advento da educação inclusiva, legislações foram criadas a fim de se efetivar o cumprimento desta política pública. Entretanto, para a sua real consolidação, é preciso que haja estudos na área com o propósito de entender quais ações são passíveis de aplicação. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) foi o objeto de estudo do presente trabalho que teve o objetivo geral de elaborar material didático em PDF e em vídeo para curso introdutório sobre Desenho Universal para a Aprendizagem para professores. Houve uma pesquisa de campo por meio de formulário on-line com 20 docentes atuantes em cursos de ensino médio, ensino superior e ensino técnico no Instituto Federal de Brasília, campus São Sebastião, com o intuito de entender suas concepções acerca das temáticas: Inclusão e acessibilidade; Planejamento e avaliação formativa; Educação para a diversidade; e, a partir das respostas, melhor elaborar o material didático que aborde todo o conteúdo, pensando um planejamento acessível que prevê a inclusão.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Desenho universalEducação inclusivaProfessores - FormaçãoEnsino - MetodologiaEquipamentos de autoajuda para pessoas com deficiênciaDesenho universal para a aprendizagem: ferramenta a dispor de uma educação para a diversidadebachelor thesisCIENCIAS HUMANAS