Castro, Eder AlonsoSales, Regina dos Santos2025-05-062025-05-072025-11-042025-11-042025-05-062025-05-072025-11-042025-11-04SALES, Regina dos Santos. Ensino de Química: Uma análise nos anais do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) entre 2017 e 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1578A produção científica influencia e direciona para quais os caminhos a sociedade devem seguir. No ensino de química, estas pesquisas mostram qual a real situação em que se encontra o ensino, ajudando a entender quais aspectos têm sido considerados pelos pesquisadores como relevantes para estudo e modificação. Inserido neste contexto, se encontram os congressos nacionais com um papel de suma importância que é a divulgação científica. Por tanto, para conhecer e compreender os rumos que o ensino de química está trilhando, é preciso analisar o que está sendo produzido. Assim, o presente trabalho se propôs analisar os anais apresentados no Congresso Brasileiro de Química ocorridos no período de 2017 a 2019, cujo foco temático foi a área de ensino de química. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar a história do Congresso Brasileiro de Química e suas divulgações científicas. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa com análise descritiva, com o intuito investigar as características dos trabalhos apresentados nos eventos deste congresso. Foram analisados um total de 831 resumos, agrupados em 44 categorias, conforme o tema de estudo. Devido a grande quantidade de categorias, optou-se por analisar apenas aquelas com o maior número de trabalhos, quanto ao nível de ensino para o qual estavam direcionados. Após diversas análises e seleções, identificou-se que os objetos de estudos, na área de ensino, que tiveram maior frequência nos trabalhos apresentados no Congresso, no período analisado, foram: a experimentação, os jogos didáticos, a formação docente, as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e a educação inclusiva. Após análise dessas categorias, identificou-se que as pesquisas em ensino de química apresentadas neste congresso durante o período analisado, estão direcionadas principalmente para o ensino básico, especificamente para o ensino médio, sendo os conteúdos de química inorgânica os mais debatidos nas propostas apresentadas que foram objeto de estudo deste trabalho.porQuímica - Estudo e ensinoDivulgação científicaAnálise bibliométricaEnsino de Química: Uma análise nos anais do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) entre 2017 e 2019bachelor thesisCIENCIAS HUMANAS