Oliveira, Igor Alyson AlencarBessa, Iorran Gonçalves2025-08-192025-11-042025-11-042025-08-192025-11-042025-11-04BESSA, Iorran Gonçalves. Raízes do conhecimento: trilhas inclusivas para identificação de árvores do cerrado. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1635Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implantação de duas trilhas ecológicas educativas no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, integradas ao Projeto Arborescan. As trilhas foram desenvolvidas com o objetivo de promover a educação ambiental por meio do contato direto com a vegetação nativa do Cerrado, destacando espécies arbóreas selecionadas com base em critérios ecológicos, educativos e culturais. Uma das trilhas foi adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, enquanto a outra preserva o solo natural, proporcionando uma experiência imersiva e autêntica. As árvores-destaque foram identificadas e equipadas com QR Codes que direcionam os usuários a fichas informativas em uma plataforma digital (Padlet), acessível por dispositivos móveis, facilitando o aprendizado e a difusão de conhecimento. O trabalho envolveu atividades práticas e teóricas com estudantes e professores, promovendo a integração entre tecnologia, inclusão e agroecologia de forma inovadora e eficaz.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Caminhada em trilhasCerradosEducação ambientalÁrvores - IdentificaçãoRaízes do conhecimento: trilhas inclusivas para identificação de árvores do cerradobachelor thesisCIENCIAS AGRARIAS