Fernandes, Silvia Dias da CostaSales, Ketlen Alves2025-06-162025-11-042025-11-042025-06-162025-11-042025-11-04SALES, Ketlen Alves. Montagem de lâminas para o ensino de anatomia vegetal direcionado a crianças e adolescentes com altas habilidades. 2024. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1347Este trabalho investigou a utilização de lâminas vegetais como ferramenta didática no ensino de anatomia vegetal para crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), tendo o intuito de buscar dados para ser avaliado se a aula prática iria enriquecer a jornada escolar. As atividades foram realizadas em dois grupos distintos: adolescentes em escola pública e crianças da educação infantil em uma entidade não-governamental. A metodologia incluiu a produção de materiais teóricos, confecção prática de lâminas e observações microscópicas, acompanhadas de questionários diagnósticos, avaliativos e de opinião. Com os adolescentes, todas as etapas foram realizadas com sucesso. Os estudantes demonstraram grande curiosidade e interesse em cada etapa do processo, mostrando maior facilidade em compreender o conteúdo abordado. Já com a educação infantil, a atividade teve um caráter mais expositivo, com perguntas constantes relacionadas à construção das lâminas. Para facilitar o entendimento dos conceitos de ciências, foi necessário adotar abordagens mais simples e adequadas à faixa etária. Os resultados mostraram que a abordagem prática despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo um maior engajamento e uma compreensão mais profunda dos conteúdos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Crianças superdotadas - EducaçãoPlantas - AnatomiaBotânicaMontagem de lâminas para o ensino de anatomia vegetal direcionado a crianças e adolescentes com altas habilidadesbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS