Salviano, Marcelo de FariaSilva, Carina da2025-06-162025-11-042025-11-042025-06-162025-11-042025-11-04SILVA, Carina da. Efeitos dos batimentos binaurais na atenção e concentração em estudantes universitários. 2024. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1300O presente trabalho investigou os efeitos dos batimentos binaurais na atenção e concentração de estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFB Campus Planaltina e de Ciências Naturais da UnB Campus Planaltina. O objetivo principal foi analisar o impacto dos batimentos binaurais na melhoria da atenção e concentração, utilizando um aplicativo durante a resolução de testes de atenção e no estudo de conteúdos acadêmicos. O método utilizado consistiu em um estudo experimental, no qual os participantes realizaram os testes D2 e STROOP com e sem a exposição aos batimentos binaurais. Os resultados do teste t para amostras dependentes no teste D2 indicaram que o desempenho com o uso de batimentos binaurais foi estatisticamente superior (p = 0,0111) ao desempenho sem a exposição, não havendo diferenças estatísticas para os testes STROOP. Foi observado que indivíduos com níveis elevados de atenção (maiores índices de acertos e menores de erros) apresentaram benefícios menores com o uso dos batimentos binaurais. Em contrapartida, os participantes com baixos índices de atenção (menores acertos e maior número de erros) demonstraram melhorias significativas em seus desempenhos (aumento no número de acertos e diminuição no número de erros). Concluiu-se que os batimentos binaurais podem ser uma ferramenta eficaz para aprimorar a concentração, especialmente em contextos educacionais, sendo particularmente benéficos para indivíduos com baixos níveis de atenção.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Batimentos binauraisPsicologia educacionalRendimento escolarTerapia cognitivaEfeitos dos batimentos binaurais na atenção e concentração em estudantes universitáriosbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS