Fernandes, Silvia Dias da CostaSilva, Margarida Gonçalves da2025-09-182025-11-042025-11-042025-09-182025-11-042025-11-04SILVA, Margarida Gonçalves da. Confecção de lâminas vegetais e elaboração de roteiro de aulas práticas a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular anatomia vegetal. 2018. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2018.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1210Este trabalho possui autorização de publicação apenas do resumo. Com o limitado material didático disponível para aulas laboratoriais, especificamente da área de Botânica é necessária a criação e adaptação de novas estratégias de ensino para tornar o aprendizado agradável e satisfatório. O objetivo desse trabalho foi a confecção de lâminas permanentes e a produção de roteiro de aulas práticas para tornar mais dinâmicas e produtivas as aulas em laboratório do curso de Licenciatura em Biologia, facilitando a compreensão de temas através da aplicação didática e contribuindo para a formação de futuros professores. As amostras vegetais coletadas para a confecção das lâminas foram de espécies encontradas na região do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina, com foco na região de Bioma Cerrado. O roteiro foi avaliado por discentes do 1° e 2° semestre de 2018 matriculados no componente curricular Anatomia Vegetal e também por docentes de Botânica. Ao aplicar o teste de Kruskal-Wallis para as respostas obtidas a partir das avaliações dos discentes quanto ao uso do roteiro, verificou-se que o sim se diferenciou do não e do moderadamente em relação à qualidade e eficácia do material. A percepção quanto ao uso das lâminas e do roteiro foi a mesma entre as duas turmas de acordo com o teste de Mann-Whitney, o que demonstra a importância do seu uso nas aulas práticas. Desta maneira, ao estabelecer um vínculo associativo entre o material didático, neste caso as lâminas, e a planta que é encontrada na própria instituição de ensino, é possível integrar os estudos e aproximar a aula ao cotidiano discente.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Plantas - AnatomiaBotânica - Estudo e ensinoMaterial didáticoAprendizagem ativaEstratégias de aprendizagemResumoConfecção de lâminas vegetais e elaboração de roteiro de aulas práticas a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular anatomia vegetalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS