Silva, Vanessa Cristina daFlores, Dérek de Sousa2025-03-202025-11-042025-11-042025-03-202025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1461Este trabalho investigou como a aplicação da aprendizagem não defensiva (aprendizagem com foco na redução do filtro afetivo) pode contribuir como estratégia para a motivação em um curso de espanhol para adultos. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, fundamentado nas investigações teóricas acerca do fator idade, no que tange a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), e nas investigações teóricas sobre o filtro afetivo. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado, notas de campo e entrevista reflexiva. Como resultado, os estudantes apontaram melhoras na maneira de se expressar e se portar como alguém que aprende a aprender uma língua estrangeira. Foi possível perceber também que a autonomia quanto a investigar a aplicação e/ou significado das palavras foi muito positiva para que os participantes da pesquisa tivessem a noção de que o protagonismo em sala deveria partir deles e não do professor.Português (Brasil)AprendizagemMotivaçãoEnsino de línguas estrangeirasA aprendizagem não defensiva como estratégia para a motivaçãobachelor thesisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES