Araujo, Paulo Alves deNunes, Adriano2025-07-172025-07-17https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/438A partir de uma revisão bibliográfica e de reflexões sobre a relação existente entre tecnologias e educação, o presente trabalho aborda a utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. O estudo busca discutir as conceituações que giram em torno do termo tecnologia, tecendo significados a partir de diferentes perspectivas; as políticas públicas integrativas da tecnologia na educação, dando destaque à Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída em 2023; a inteligência artificial na educação; a tecnologia como instrumento auxiliar na avaliação da aprendizagem escolar; os conceitos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) no contexto educacional. A pesquisa evidencia as contribuições das tecnologias como um recurso pedagógico para a promoção das aprendizagens, os desafios presentes no contexto educacional quanto ao acesso e uso das tecnologias e o cuidado para não supervalorizar as tecnologias em detrimento do aspecto humano no processo de ensino-aprendizagem. Acreditamos que a pesquisa se constitui em um referencial para a compreensão da aplicabilidade dos recursos tecnológicos no processo educativo.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Tecnologia educacionalPolíticas públicasRealidade aumentadaRealidade virtualA aplicação dos recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS