Chaves, Raquel SilveiraSilva, Gabriel Ramos e2025-08-142025-11-042025-11-042025-08-142025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1826O intuito deste presente trabalho, cuja metodologia de pesquisa é de cunho exploratório e bibliográfico, é analisar o uso de ferramentas de inteligência artificial no design e como a IA influencia no processo de geração de alternativas. Compreende-se que o uso de IA nesse campo é decorrente do avanço das tecnologias e é um tema atual e relativamente novo. A transformação digital trouxe mudanças significativas no cenário profissional, especialmente nas áreas criativas. Com isso, diversas questões são levantadas. Poderia a IA transformar a profissão e afetar o papel do designer no mercado? A inteligência artificial representa uma ameaça ou pode afetar as novas oportunidades profissionais? Tais questionamentos são levantados e o objetivo é mostrar se esses questionamentos são pertinentes.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Inteligência artificialDesign de produtosO design e a inteligência artificial: o uso das ferramentas de inteligência artificial no design e no processo de geração de alternativasbachelor thesisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS