Dias, Deise BarretoAraujo, Bárbara Reis Teofilo2025-03-172025-11-042025-11-042025-03-172025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1284Esse trabalho explorou o potencial de oficinas para conscientizar jovens sobre questões ambientais e fomentar o protagonismo juvenil do movimento escoteiro. O objetivo foi criar oficinas educativas e desenvolver uma sequência didática para aulas de biologia, integrando a educação ambiental na vida dos jovens. Baseado nos princípios de Paulo Freire (1987), a pesquisa adotou estratégias para aprendizagem envolvendo escoteiros de 7 a 21 anos com oficinas compostas por jogos pedagógicos, simulações de desafios ambientais e caça ao tesouro sustentável. Os resultados desta pesquisa, analisados através de notas de campo e um questionário, indicaram que as oficinas foram bem-sucedidas. Os jovens participantes relataram maior compreensão sobre sustentabilidade e biodiversidade, além de expressarem interesse em participar de iniciativas semelhantes. As atividades práticas e lúdicas facilitaram a interação, o trabalho em equipe e o fortalecimento da consciência ambiental.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/SustentabilidadeProtagonismo juvenilEspaços não-formaisEstratégias de educação ambiental para jovens no movimento escoteirobachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS