Sousa, Heloisa Alves de FigueiredoSilva, Isac Ricardo Rodrigues da2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04SILVA, Isac Ricardo Rodrigues da. Extrato de repolho roxo rico em antocianinas como indicador ácido-base: uma ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1335Este trabalho teve como objetivo propor uma aula que possibilite que alunos visualizem e aprendam sobre os conceitos de ácido e base, através da produção, emaula prática, de extratos ricos em antocianinas a fim de determinar o pH dos alimentos,água e outras soluções. A proposta de aula teórica e prática foi realizada de forma virtual, e disponibilizada no Youtube. Os recursos utilizados para execução da aula foram todos de fácil acesso e de baixo custo para permitir a reprodutibilidade da mesma. Para aula prática, foi proposto o uso de bioindicadores colorimétricos como oextrato de repolho roxo rico em antocianinas para a determinação qualitativa do pH deprodutos como água, detergente e alimentos. A aula proposta representa uma alternativa lúdica e de baixo custo, que contribui para o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando recursos facilmente encontrados, viabilizando aulas práticas durante o período de aulas remotas e pandemia da COVID-19.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/RepolhoAntocianinasEquilíbrio ácido-baseExtrato de repolho roxo rico em antocianinas como indicador ácido-base: uma ferramenta de ensino e aprendizagem em sala de aulabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS