Prado, Rafaela Fernandes doAraújo, Cecília Morais deFernandes, Israel da SilvaAraujo, Rayath Marques de2025-06-162025-06-16ARAÚJO, Cecília Morais de; FERNANDES, Israel da Silva; ARAUJO, Rayath Marques de. O ensino de matemática para alunos surdos: uma estratégia de utilização de materiais manipuláveis segundo a BNCC para os alunos de sexto ano do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/377O presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: "O que já se tem produzido, entre jogos e materiais manipuláveis, que auxiliam o ensino de matemática para alunos surdos do sexto ano do ensino fundamental?". Assim sendo, partimos de dois tipos de pesquisa: documental e de revisão bibliográfica. Na pesquisa documental, foram compiladas as bases legais da educação especial e foi feito um breve histórico de como essa educação chegou e evoluiu no Brasil. Já na pesquisa de revisão bibliográfica, foram selecionados materiais manipuláveis que podem auxiliar no processo de ensino de cada um dos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular na área de matemática, tornando o ensino, de fato, inclusivo, e não separatista.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação inclusivaMatemática - Estudo e ensinoMaterial didáticoEnsino fundamentalEducação especialO ensino de matemática para alunos surdos: uma estratégia de utilização de materiais manipuláveis segundo a BNCC para os alunos de sexto ano do ensino fundamentalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL