Lima, Patrícia Albuquerque deSilva, Jhenyfer dos Santos2025-06-062025-11-042025-11-042025-06-062025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1913Educação e cultura trilham caminhos similares que, em conjunto, desempenham papel essencial na vida do indivíduo. O papel da instituição de ensino deve estar acima do mero conhecimento teórico e regrado, utilizando-se assim da prática, de maneira que proporcione aprendizagens mais didáticas e práticas. Com esta pesquisa, busca-se contribuir com a percepção que as Oficinas Culturais remetem aos estudantes e seus respectivos objetivos. Esta percepção está relacionado à maneira como o participante compreende a valorização cultural através da oficina cultural. Desta forma, este trabalho é formulado a partir de uma pesquisa exploratória, que proporciona maior proximidade com o problema, de forma a torná-lo mais nítido ou desenvolver hipóteses de como as oficinas culturais valorizam, auxiliam e incentivam a valorização cultural. A coleta de dados é constituída a partir de levantamento bibliográfico, entrevista nas coordenações presentes dentro do ambiente educacional do Instituto Federal de Brasília e tabela classificando as atividades já realizadas no campus Brasília que se enquadram no contexto de oficina cultural. Logo, ao analisar os dados obtidos percebe-se que as Oficinas Culturais auxiliam na valorização cultural e além de identificar de que maneira esse processo ocorre dentro do ambiente educacional.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Oficinas culturaisValorização culturalEducaçãoCulturaOficinas culturais: seu papel na valorização cultural dentro do ambiente educacionalbachelor thesisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS