Silvano, Débora LeiteBarros, Myrna da Rocha2025-09-032025-11-042025-11-042025-09-032025-11-042025-11-04BARROS, Myrna da Rocha. Desafios e complexidades no cotidiano escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) em escolas públicas do Distrito Federal, Brasil. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1225Considerando o aumento no número de diagnósticos de crianças com Transtorno do Espectro Autista ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e consequente aumento de matrículas nas escolas, buscou-se com a pesquisa identificar os desafios e complexidades no ensino e na aprendizagem de alunos com TEA em escolas públicas do Distrito Federal (DF). A educação especial é marcada pela diversidade de leis e políticas públicas que garantem o acesso ao ensino por crianças com transtornos globais do desenvolvimento. O TEA é um dos transtornos do desenvolvimento e é caracterizado por alterações na qualidade das interações sociais, na comunicação e também restrição de interesses e atividades. O ensino de Biologia é marcado pela quantidade de conceitos e temas complexos e, mesmo para alunos que não possuem qualquer tipo de transtorno, tornar esses conhecimentos acessíveis é um desafio. Para alunos com TEA, que possuem suas particularidades, é um desafio relativamente maior. A coleta de dados aconteceu em escolas de Ensino Fundamental - anos finais, e Ensino Médio, de diferentes localidades, no DF. Com a presente pesquisa, foi possível verificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos profissionais das escolas públicas visitadas e as diferentes abordagens utilizadas pelos docentes, dentro das possibilidades de cada escola. Percebeu-se que os maiores desafios das profissionais estavam relacionados à oferta de recursos, sejam esses humanos especializados em ABA e assistentes terapêuticos especializados em TEA, de estrutura e de material. E pensando no ensino de Biologia, as variedades de estratégias utilizadas pelas profissionais contribuem positivamente no ensino e aprendizagem dos alunos com TEA. Outro fato importante citado no trabalho foi o papel fundamental da sala de recursos no desenvolvimento do aluno. Portanto, com o trabalho buscou-se contribuir na reflexão crítica sobre o processo de desenvolvimento do aluno com TEA.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/AutismoEducação inclusivaBiologia - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemDesafios e complexidades no cotidiano escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) em escolas públicas do Distrito Federal, Brasilbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS