Salviano, Marcelo de FariaSilva, Gerri Paes Landim Pinheiro da2025-06-032025-11-042025-11-042025-06-032025-11-042025-11-04SILVA, Gerri Paes Landim Pinheiro da. Jogo didático Batalha de Mendel para o ensino de biologia. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, Planaltina, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1285A compreensão da Genética envolve vários conceitos, para facilitar é necessária a utilização de atividades e práticas que auxiliem o entendimento dos conceitos, entre as quais instrumentos e ferramentas inovadoras como os jogos didáticos. Tendo em vista que o jogo didático é uma forma de interação entre professor e aluno e que pode auxiliar o professor no seu dia a dia na sala de aula, este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições do jogo Batalha de Mendel adaptado para o ensino de biologia, diante da temática Genética, para o terceiro ano do Ensino Médio. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de pesquisa, através da aplicação de um questionário. Participaram desta pesquisa 16 estudantes e 1 professor do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília, campus Planaltina-DF. Observou-se que o jogo Batalha de Mendel alcançou seu objetivo esperado de auxiliar o docente, visto que ajudou a revisar o conteúdo de genética, percebeu-se que foi um jogo interativo e trouxe um formato de revisão de conteúdo diferente. O presente trabalho mostrou que o uso do jogo didático Batalha de Mendel permite a interação entre os discentes, o que possibilita os mesmos a se interessarem mais pelo conteúdo e buscar o aprendizado por meio da ludicidade.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Jogos educativosBiologia - Estudo e ensinoGenética - Estudo e ensinoJogo didático Batalha de Mendel para o ensino de biologiabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS