Teles, Ricardo FaustinoRodrigues, Ana Paula Alves2025-06-112025-06-11https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/351A busca pela participação dos vários segmentos da comunidade escolar nos processos de planejamento e execução do orçamento tem se revelado um desafio para gestores e para o alcance dos propósitos institucionais e, com isso, qualificar o investimento educacional. Elevar seus níveis de efetividade é um desses propósitos. Com alcance mais amplo que os conceitos de eficácia e eficiência, a efetividade se encarrega de objetivos mais amplos como equidade e desenvolvimento econômico- social - Accountability. Essa pesquisa procurou em seu curso identificar mecanismos de gestão participativa do orçamento para o alcance desse ideal. O horizonte foi o de compreender o que pode distanciar ou aproximar as pessoas dessa participação a partir de princípios de gestão democráticos, transparentes e estratégicos. Desse processo investigativo, fazendo uso da metodologia de Pesquisa-Ação e, portanto, com os participantes da pesquisa, nasceu um Guia Digital Interativo como Produto Educacional. Esse Guia se constituiu como “Um caminho para melhorar a comunicação dos processos” e instrumento pedagógico de formação cidadã. Acredita- se que, o avanço significativo para esse ideal de gestão passa pelo estabelecimento de uma co-gestão de orçamento acolhedora, sócio-politicamente comprometida, responsável e engajada. E que este feito passa pela consolidação de um espaço onde as relações de transparência inspirem confiança e clareza de propósitos; onde se cultive a prática da escuta, do diálogo, do afeto e da amorosidade tão defendidos por Paulo Freire, onde haja a comunicabilidade.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/AccountabilityGestão participativaEfetividade educacionalGestão democrática, transparente e estratégica: a qualificação do investimento educacional passa pela comunicação efetiva dos processos orçamentáriosmaster thesisCIENCIAS HUMANAS