Feijó, Glauco VazPereira, Gabrielle Tavares2025-06-172025-06-17https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/389A presente dissertação se ocupa de relatar a pesquisa de mestrado em educação profissional e tecnológica culminada na criação de um jogo de tabuleiro bilíngue (Espanhol\Português) que trabalha a história de mulheres de Abya Yala (Américas) que desafiaram a normatização ocidental de racialidade patriarcal em papéis divergentes dos estabelecidos pela colonialidade para sua raça e gênero. Com este objetivo, foi percorrido um caminho teórico que perpassou o conceito de identidade e diferença na perspectiva de Stuart Hall; a formação da identidade americana em um contexto de colonialidade; a origem do termo ³Abya Yala´ e o porqur da supressão de ³Amprica´; a perspectiva decolonial e sua contextualização aprofundada na colonialidade do gênero até chegar a alternativas para superá-la; e a fundamentação teórica baseada em obras que trazem a importância pedagógica do brincar e dos jogos como metodologia de ensino-aprendizagem. Há ainda o relato e a discussão sobre as aplicações e avaliações do produto e sobre as correções e alterações daí decorrentes, bem como o formato e o local onde estará disponível para impressão e utilização de outras e outros docentes que desejem oferecer a seus alunos e alunas este momento de interatividade e reflexão. Propõe-se aqui uma alternativa de material educativo para o ensino de língua espanhola, imaginado para a realidade da educação profissional e tecnológica, para colaborar com a formação de pessoas conscientes das desigualdades sociais, econômicas, políticas, e das relações de poder e capazes de desenvolver práticas de oralidade, de leitura e de escrita intercultural e decolonialmente situadas.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/DecolonialidadeJogo educativo bilíngueEducação profissionalAbya Yala em jogo: uma visão decolonial da história de mulheres de Abya Yala no ensino de língua espanholamaster thesisCIENCIAS HUMANAS