Soares, Wembesom MendesVianna, Mariana da Silva Costa Fernandes2025-09-222025-11-042025-11-042025-09-222025-11-042025-11-04VIANNA, Mariana da Silva Costa Fernandes. Função matemática: uma sequência didática para o ensino médio técnico. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1514O presente trabalho apresenta uma validação de Sequência Didática, aplicada no Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Brasília, Campus Estrutural, acerca do Conceito de Função, incluindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei do Novo Ensino Médio (n 13.415). O levantamento bibliográfico atinente permitiu a delimitação do tema e a escolha ferramental a partir da motivação inicial acerca dos novos desafios que a Educação enfrenta no mundo contemporâneo. A Sequência Didática foi produzida à luz dos pensamentos matemático, estatístico e computacional, sendo aplicada em formato de oficina e, posteriormente, passando por validação interna e externa. Verificou-se, segundo os métodos de validação, que esse instrumento pedagógico contribuiu significativamente para a aprendizagem discente.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/FunçãoSequência didáticaEnsino médio - Ensino técnicoBase Nacional Comum CurricularFerramenta pedagógicaAprendizagem matemáticaMatemática - estudo e ensinoFunção matemática: uma sequência didática para o ensino médio técnicobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS