Fernandes, Silvia Dias da CostaMendes, Érika Santana2025-06-022025-11-042025-11-042025-06-022025-11-042025-11-04MENDES, Érika Santana. Guia das criptógamas: roteiro de aulas práticas para abordagem de botânica no ensino fundamental. 2020. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília campus Planaltina, Planaltina, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1372A utilização do guia como um material didático diferenciado é uma metodologia que pode auxiliar os estudantes em sala de aula com o conteúdo de Botânica abordado, visto que, este tipo de material é uma proposta metodológica que pode facilitar o entendimento do estudante quanto ao estudo das plantas. Dessa forma, nota-se que o desinteresse em aprender a Botânica torna-se cada vez mais comum, visto isso existe um termo que explica bem essa falta de habilidade das pessoas em identificar as plantas em seu próprio ambiente “cegueira Botânica”. Nesse sentido, o presente trabalho pretende discutir a importância, as dificuldades e os desafios em compreender os conteúdos relacionados à Botânica com ênfase no ensino de Criptógamas. Portanto, o objetivo deste foi elaborar um material didático intitulado GUIA DAS CRIPTÓGAMAS e apresentá-lo aos docentes desta área para verificar a adequabilidade do conteúdo e utilidade deste guia em aulas práticas. Para o levantamento dos dados foi realizado uma pesquisa online através do formulário Google Forms para levantar opiniões sobre o guia confeccionado e a partir da análise dos resultados pode-se concluir que o guia é um material didático inovador e adequado para ensinar o conteúdo de Criptógamas para os estudantes do Ensino Fundamental.porBotânica - Estudo e ensinoPlanta sem sementesGuia das criptógamas: roteiro de aulas práticas para abordagem de botânica no ensino fundamentalbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS