Magalhães, Silvia Marcela de OliveiraAssunção, João Vítor Aires de2025-10-222025-11-042025-11-042025-10-222025-11-042025-11-04ASSUNÇÃO, João Vítor Aíres de. O ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos: os principais desafios na ótica de estudantes e professores da rede pública do Distrito Federal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Campus Riacho Fundo, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1469A presente pesquisa teve como objetivo conhecer os principais desafios presentes no ensino da Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos como crenças e emoções, o perfil e as principais estratégias na ótica de estudantes e professores na rede pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Diante disto, utilizou-se a abordagem qualitativa e o método exploratório, buscando aprofundar o entendimento dos fenômenos dentro de seu contexto particular e explorar em detalhes as questões relacionadas ao objeto de estudo. Para dar um direcionamento para essa pesquisa foi usado teóricos de grande relevância para a modalidade EJA e para a Língua Inglesa como Almeida Filho (2005), Krashen (1987), Moita Lopes (1996), Richard Amato (1988), Paulo Freire (2019), Saviani (2016), entre outros autores. Com relação aos instrumentos de pesquisa realizou-se questionários para identificar o perfil dos professores e estudantes da modalidade, entrevista semiestruturada para os professores e dinâmica com uma turma de estudantes da EJA. Foram entrevistados dois professores de inglês que têm experiência com a EJA e dezoito estudantes que estudam na modalidade. Para interpretar os dados de campo utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Diante das informações obtidas, notou-se que as variáveis afetivas estão presente e podem influenciar o estudante no processo de aprendizagem do inglês e que junto aos professores carregam crenças sobre a aprendizagem da língua-alvo e que há necessidade dos professores trabalharem diferentes estratégias para desconstruir as crenças e motivar o estudo da língua.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Língua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)Estudantes de educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)Psicologia educacional - Distrito Federal (Brasil)O ensino da língua inglesa na educação de jovens e adultos: os principais desafios na ótica de estudantes e professores da rede pública do Distrito Federalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS