Souza, Adriana Barbosa deBarros, Nathalia Viana da Silva2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04BARROS, Nathalia Viana da Silva. Matemática inclusiva: produção de material didático adaptado para alunos cegos no estudo do plano cartesiano. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1509Buscando contribuir para as discussões acerca das possibilidades da educação inclusiva, esse artigo tem por objetivo propor a produção de um material didático adaptado para alunos cegos do 9° ano do ensino fundamental quanto ao estudo do plano cartesiano. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se do Design Centrado no Usuário como percurso metodológico para construção e testagem do material. A pesquisa teve três participantes, sendo dois com cegueira adquirida e um vidente (que enxerga). Por resultados, foi obtido um modelo final, utilizando peças de baixo custo e acessíveis, que foi testado quanto a ser inclusivo para estudantes cegos. Os participantes consideraram o material adequado para a proposta da pesquisa.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação inclusivaPessoas com deficiência visualPlano cartesianoMatemática - estudo e ensinoMaterial didáticoCegosMatemática inclusiva: produção de material didático adaptado para alunos cegos no estudo do plano cartesianobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS