Souza, Adriana Barbosa deMota, Mateus Cardoso2025-09-262025-11-042025-11-042025-09-262025-11-042025-11-04MOTA, Mateus Cardoso. Oficinas autoinstrutivas no Ambiente Virtual GeoGebra: um relato de experiência de participação do projeto PIPA. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1507O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre a execução de um projeto de pesquisa em ensino (Projeto PIPA), que aconteceu no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB) no ano de 2018. O projeto tinha como objetivo o teste de uma metodologia de ensino aprendizagem que se utilizava de oficinas auto instrutivas. As oficinas, por sua vez, eram executadas em laboratório de informática usando o ambiente virtual GeoGebra. O público alvo era composto por uma amostra de estudantes do ensino médio integrado do IFB, colhida em diferentes campi. Durante o projeto, foram coletados dados dos participantes das oficinas através de formulários. Com isto, foi possível realizar uma a análise preliminar dessa metodologia de forma quantitativa descritiva. O relato também apresenta como essa experiência influenciou a minha formação como matemático durante todo o curso.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Tecnologia e EducaçãoGeoGebra (Software)Projeto de Intervenção Pesquisa Ação (PIPA)Matemática - Estudo e esninoEnsino - MetodologiaOficinas autoinstrutivas no Ambiente Virtual GeoGebra: um relato de experiência de participação do projeto PIPAbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS