Bueno, Vera Lúcia Ribeiro de CarvalhoCandeiro, Flávia Mariano de Medeiros2025-09-052025-11-042025-11-042025-09-052025-11-042025-11-04CANDEIRO, FLÁVIA MARIANO DE MEDEIROS. Avaliação da qualidade de vida dos professores do IFB durante a pandemia de SARS-CoV-2. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus São Sebastião, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1547O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade de vida dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília IFB durante a pandemia de Sars-Cov-2. Trata-se de um estudo de caso, por meio da aplicação da metodologia da Organização Mundial da Saúde considerando a versão abreviada do Questionário de Qualidade de Vida, WHOQOL-Bref, cuja versão abreviada contém um questionário padrão com 26 itens com quatro domínios: físico, psicológicos, relações sociais e meio ambiente, bem como foram aplicados 10 itens relacionados a carga horária de trabalho e 7 itens relacionados a saúde em geral. Os questionários foram aplicados a 114 professores do IFB, nos meses de agosto e outubro de 2021. Os resultados apontam a importância e a influência dos quatro domínios na qualidade de vida dos professores. A qualidade de vida dos professores com relação aos domínios físico, psicológico e meio ambiente foi considerada boa. O domínio relações sociais obteve menor pontuação quando comparado aos demais domínios. Sugere-se atentar para as condições da qualidade de vida, refletidas nos valores do escore das relações sociais, que podem estar relacionados aos efeitos adversos causados pelo isolamento social durante a pandemia de Sar-CoV-2.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Qualidade de vidaProfessores - AvaliaçãoCOVID-19 - EfeitosSaúde mentalEducação superiorAvaliação da qualidade de vida dos professores do IFB durante a pandemia de SARS-CoV-2bachelor thesisCIENCIAS HUMANAS