Dias, Deise BarretoAndrade, Mauricio Rodrigues de2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04ANDRADE, Mauricio Rodrigues de. O uso da horta para o ensino: análise das 10 últimas edições do Congresso Nacional de Botânica. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2021.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1196A horta no ambiente escolar tem sido utilizada como uma ferramenta didático-pedagógica, que visa auxiliar aos professores e consequentemente os estudantes no ambiente escolar. Dessa forma, percebendo como a horta pode se tornar uma intervenção educativa potencial, esse trabalho tem como objetivo verificar as tendências da utilização da horta para o ensino a partir da análise dos trabalhos da área temática de Ensino das 10 últimas edições do Congresso Nacional de Botânica. Alinhados nessa temática e por meio de uma pesquisa ou revisão bibliográfica queremos compreender a importância da horta como ferramenta de ensino e aprendizagem, comparar as tendências apontadas pelos trabalhos e buscar revelar a riqueza dessa ferramenta através dos assuntos que ela engloba no ensino. Através da análise e comparação das tendências, concluímos que a maioria das Instituições dos pesquisadores são de cunho público e que as investigações foram desenvolvidas majoritariamente nas escolas públicas, logo têm sido importantes como fonte de pesquisa. Diante disso, mesmo que a horta seja bastante utilizada em várias escolas, entendemos que são poucas as pesquisas produzidas sobre esse tema, ou seja, apontamos a necessidade de mais desenvolvimento de pesquisas com essa temática. Também foi possível perceber que a horta serve como uma ferramenta didático-pedagógica capaz de promover a interdisciplinaridade, despertar o interesse dos estudantes na disciplina de Botânica, favorecendo aos professores no enriquecimento da aplicação dos conteúdos programáticos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/HortaliçasOlericulturaPrática de ensinoAprendizagem ativaO uso da horta para o ensino: análise das 10 últimas edições do Congresso Nacional de Botânicabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS