Castro, Eder AlonsoFranco, Abimael SoaresSilva, Rafael Araujo da2025-06-172025-06-17FRANCO, Abimael Soares; SILVA, Rafael Araujo da. Os livros didáticos da rede pública e privada de ensino do DF: uma análise de conteúdo de fossilização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2025.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/393Ao analisarmos os contextos educacionais nos quais encontram-se os estudantes de escolas públicas e privadas, fica evidente a diferença entre os sistemas de ensino, que pode estar relacionada com vários fatores, incluindo a qualidade dos conteúdos apresentados nos livros didáticos. Na tentativa de identificar tal diferença, o presente trabalho buscou comparar analiticamente o conteúdo de fossilização presente em dois livros didáticos, sendo um livro aprovado no PNLD e outro utilizado em uma escola privada do Distrito Federal. A metodologia de análise foi baseada no trabalho de Vasconcelos e Souto, com adaptações específicas para o conteúdo de fossilização. A análise dos resultados demonstrou que embora tenham algumas pequenas diferenças entre os livros, que podem estar relacionadas com a diferença das datas de publicação entre os livros, a maior parte do conteúdo teórico e das atividades propostas são muito semelhantes, demonstrando a qualidade do material disponibilizado pelo poder público através do PNLD.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Livros didáticosAnálise de conteúdoFossilizaçãoSistemas de ensinoOs livros didáticos da rede pública e privada de ensino do DF: uma análise de conteúdo de fossilizaçãobachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL