Santos, Sylvana Karla da Silva de LemosCarvalho, Camila Nascimento de2025-12-062025-12-06CARVALHO, Camila Nascimento. Pimpolho Kids: Um jogo digital para alfabetização infantil. Orientadora: Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) — campus Brasília, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/2074O uso de jogos digitais no ambiente escolar pode despertar o interesse de crianças em etapas de alfabetização. Com o rápido desenvolvimento de novas tecnologias, muitas áreas, a fim de facilitar processos cotidianos, procuram utilizar esses meios. O campo educacional, por ser um espaço multi-interativo, ainda carece de ferramentas didáticas lúdicas que possam prender a atenção dos estudantes, principalmente aqueles dos anos iniciais que, em certos casos, apresentam dificuldades na aprendizagem, seja para reter o conteúdo das disciplinas, como para manter o foco durante as aulas. Posto isso, o presente trabalho visa desenvolver um jogo que possa auxiliar na aprendizagem de estudantes que estão na etapa de alfabetização. Para a produção do projeto foi utilizada a abordagem Design Thinking que tem como foco trazer soluções prototipadas para problemas em evidências. O jogo digital educativo foi desenvolvido e aplicado de forma prática com as crianças em processo de alfabetização de uma escola pública no Distrito Federal. Os resultados indicam interesse das crianças pela proposta. Dessa maneira, o jogo digital educativo, como ferramenta lúdica, poderá colaborar na aprendizagem de crianças que estão no processo de alfabetização.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/AlfabetizaçãoJogos educativosJogos didáticosTecnologia educacionalPimpolho kids: um jogo digital para alfabetização infantilbachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO