Rego, André Gondim doEncarnação, Karla Mayana Rocha daMendes, Silvana Maria RibeiroCastro, Vanessa Miranda2025-06-122025-06-12ENCARNAÇÃO, Karla Mayana Rocha da; MENDES, Silvana Maria Ribeiro; CASTRO, Vanessa Miranda. Desafios e estratégias docentes no trabalho com resolução de situações-problema matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/375O presente trabalho teve como objetivo discutir os desafios e as estratégias envolvidos na utilização de situações-problema por professores do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Gama. A pesquisa teve caráter qualitativo, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quatro professoras que lecionam na escola selecionada. Buscou-se ainda contribuições em documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, tendo em vista seu respaldo ao tema da pesquisa. Com base na literatura de referência, partiu-se da ideia de que resolver situações-problema faz parte do cotidiano do ser humano e seu ensino pode contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos desse nível educacional, auxiliando a aprendizagem em outras áreas do saber. Sua adoção, porém, envolve desafios e exige estratégias a fim de superá-los. As professoras ouvidas corroboram muitos dos desafios e estratégias apontadas pela literatura, mas lidam com essas questões de forma distinta, seja no que diz respeito à ênfase em questões relacionadas a um contexto real de vida dos alunos; seja em relação aos desafios envolvidos para a promoção e resolução dessas questões, tais como as dificuldades de interpretação textual, compreensão conceitual e uso apropriado do vocabulário.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Matemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoEnsino fundamentalFormação de professoresDesafios e estratégias docentes no trabalho com resolução de situações-problema matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamentalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM