Prado, Rafaela Fernandes doOliveira, Raquel de SouzaVilarinho, Uanderson Pio de Freitas2025-06-122025-06-12OLIVEIRA, Raquel de Souza; VILARINHO, Uanderson Pio de Freitas. Sólidos geométricos: uma análise dos livros didáticos das escolas públicas do Distrito Federal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/372O presente artigo tem como objetivo investigar como os livros didáticos de matemática utilizados em escolas públicas do Distrito Federal em 2022 trabalham o conteúdo de sólidos geométricos no ensino fundamental anos finais. Assim, esse trabalho apresenta uma análise dos livros didáticos de matemática do 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental utilizados por 175 escolas públicas do Distrito Federal no ano de 2022, bem como expõe uma comparação da quantidade de conteúdos destinados à geometria plana e espacial na BNCC, exibindo uma predominância de conteúdos de geometria plana. A metodologia aplicada neste trabalho é desenvolvida a partir da coleta de dados em livros, teses, dissertações, artigos científicos, sites e revistas especializadas, portanto, a metodologia de pesquisa utilizada é a bibliográfica e documental. Foram analisadas 11 coleções de livros didáticos em quesitos como a quantidade de páginas e exercícios destinados ao ensino dos sólidos geométricos e a adequação do livro à BNCC para, enfim, verificar se os livros proporcionam um bom suporte aos professores em sala de aula.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/GeometriaLivros didáticosEnsino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoSólidos geométricos: uma análise dos livros didáticos das escolas públicas do Distrito Federalbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM