Araujo, Gustavo Aguiar Malafaia dePraciano, Samara Maria Lima2025-03-172025-11-042025-11-042025-03-172025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1411Este artigo tem por objetivo apresentar a vivência acadêmica de estudantes autistas atendidos pelo NAPNE do Instituto Federal de Samambaia/DF - IFB-CSAM, o método utilizado foi a entrevista estruturada. Com a pesquisa, observou - se avanços gerais consideráveis no acesso ao ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA e que há Leis de extrema importância sobre o assunto como, a Lei n.º 12.764/2012 (Lei Berenice Piana) e a Lei n.º 9493/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que resguardam direitos dos estudantes autistas e contribuem para a democratização do ensino inclusivo. Porém, entende-se que a qualificação dos profissionais envolvidos, juntamente com a sensibilidade em entender que cada estudante poderá ter necessidades e habilidades diferentes de outros estudantes, é fundamental. Outro ponto que vale salientar é que a flexibilização do currículo escolar, o uso de salas multifuncionais, bem como o acompanhamento de profissionais de apoio especializado contribuem para desenvolver métodos que facilitem o aprendizado, cooperando para que os estudantes se sintam acolhidos em suas necessidades educacionais de aprendizagem.Português (Brasil)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/AutismoEducação especialTranstorno do espectro autistaAutismo e educação no IFB-CSAM: uma relação possível entre ações e desafiosbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS