Silva, Mônica Luciana Pereira daOliveira, Avani Ana de2025-08-132025-11-042025-11-042025-08-132025-11-042025-11-04https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1392A discussão sobre a transversalidade na educação profissional e tecnológica aqui apresentada vem somar com os demais debates voltados ao tema. Este trabalho tem como objetivo principal compreender a transversalidade como inclusão e sua importância para a formação educacional, social e para o trabalho na turma do PROEJA em Edificações da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília-IFB, Campus Samambaia. A pesquisa se justifica pela necessidade de incluir nas instituições educacionais temas de suma importância na atualidade, pensando na integração dos conteúdos ensinados no contexto escolar o mais próximo possível da vida prática, das questões e dos problemas sociais presentes no cotidiano dos alunos. Para a realização da pesquisa utilizou-se de observação não participante, da pesquisa bibliográfica e análise exploratória. Verificou-se com a realização da pesquisa, como é possível agregar conhecimentos em favor de uma formação não fragmentada, utilizando de saberes práticos e ferramentas pedagógicas eficazes como os projetos integradores em prol de uma aprendizagem significativa para todos.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação profissionalEducação inclusivaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoTransversalidade e inclusão na educação profissional e tecnológica: práticas integradoras - IFB Campus Samambaiabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS