Oliveira, Igor Alyson AlencarAlbernaz, Roni Ferreira2025-09-152025-11-042025-11-042025-09-152025-11-042025-11-04ALBERNAZ, Roni Ferreira. Tertúlia dialógica no contexto dos viveiros educadores: uma proposta para alfabetização científica de jovens e adultos. 2020. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2020.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1323Ensinar biologia no contexto da educação para jovens e adultos (EJA) é uma experiência desafiadora e os professores devem buscar ferramentas que possam contribuir para a alfabetização científica (AC) dos estudantes. A falta da AC distancia os educandos de elementos importantes para sua formação, e consequentemente limita as oportunidades e a atuação profissional. Este trabalho de conclusão de curso realizou uma pesquisa bibliográfica sobre a Tertúlia Dialógica e o seu potencial como metodologia para a “alfabetização científica” de jovens e adultos dentro do ambiente dos Viveiros Educadores. O resultado da pesquisa bibliográfica foi a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica, contendo as temáticas pesquisadas, com orientações para aplicação da Tertúlia neste contexto. A partir da análise dos elementos estudados foi possível percebermos como é possível usar a Tertúlia Dialógica para promover a Alfabetização Científica de jovens e adultos no ensino da biologia tendo como laboratório o viveiro educador.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Ciências - Estudo e ensinoEducação de jovens e adultosAlfabetização de adultosTertúlia dialógica no contexto dos viveiros educadores: uma proposta para alfabetização científica de jovens e adultosbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS