Magalhães, Guilherme Lins deDeus, Gustavo Henrique Dornelas de2025-09-082025-09-08https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/728O presente trabalho aborda a necessidade de integrar teoria e prática no ensino de programação no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (TDS) do Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília. Atualmente, o curso apresenta uma lacuna na articulação entre as disciplinas, dificultando a aplicação dos conhecimentos em contextos reais e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Como alternativa, propõe-se a implementação de hackathons como estratégia pedagógica para promover a interdisciplinaridade, estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas. A proposta visa fortalecer a formação técnica e profissional dos alunos, alinhando o currículo às demandas reais do setor de Tecnologia da Informação (TI).Português (Brasil)Attribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Ensino profissionalTecnologia da informaçãoProgramação (Computadores)Desenvolvimento de aplicativos: transformando ideias em soluções tecnológicasbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO