Barbosa, Mayara Lustosa de OliveiraSantos, Ivonice de Souza2025-09-092025-11-042025-11-042025-09-092025-11-042025-11-04SANTOS, Ivonice de Souza. Desenvolvimento e avaliação de um jogo virtual como ferramenta de ensino para a disciplina de biologia celular. 2021. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1320Tendo em vista o atual contexto pandêmico, diversas mudanças ocorreram para que estudantes e professores se adaptassem ao ensino remoto. Diante desse cenário, os jogos educativos digitais surgem como alternativas viáveis para associar a tecnologia e o ensino. Mediante essa realidade, foi desenvolvido um jogo virtual interativo do tipo quiz associado a explicações breves, na perspectiva da microaprendizagem para ser utilizado como uma ferramenta de apoio facilitando o ensino de Biologia Celular. Para a elaboração das questões e conteúdos no jogo, foram selecionados os conteúdos que os alunos apresentam maior dificuldade de acordo com a docente responsável pelo componente de Biologia Celular no IFB-Licenciatura em Biologia. O jogo foi desenvolvido no PowerPoint, construído em 76 slides, segmentados em 4 partes, onde 1) slides de apresentação; 2) slides de explicação; 3) slides de questões e 4) slides de feedback. Logo que concluído, ele foi enviado para professores e alunos do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina. Juntamente ao jogo, foi enviado um questionário de avaliação como um método de verificação da eficácia e aceitação da proposta, para que, após jogarem pudessem avaliar. Em análise aos resultados coletados do questionário foi possível comprovar que o jogo é eficaz no ensino e pode ser utilizado como ferramenta de apoio na disciplina, visto que foi avaliado positivamente por ambos os públicos.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Biologia celular - Estudo e ensinoJogos educativosAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaDesenvolvimento e avaliação de um jogo virtual como ferramenta de ensino para a disciplina de biologia celularbachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS