Castro, Eder AlonsoAraujo, Lycia Katarina Dantas e2025-05-072025-11-042025-11-042025-05-072025-11-042025-11-04ARAUJO, Lycia Katarina Dantas e. Pedagogia de projetos: das tendências pedagógicas ao ensino de química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1606O presente trabalho busca analisar os efeitos da aplicação dos princípios de projetos de pesquisa nas percepções dos estudantes acerca da disciplina de química. A pesquisa iniciou-se à partir de uma revisão bibliográfica sobre as tendências pedagógicas, buscando a definição dos papéis atribuídos aos participantes do processo de ensino-aprendizagem a partir do estabelecimento de uma relação entre métodos, período histórico e contexto social, político e econômico. A descrição da pedagogia de projetos fundamentou-se nas descrições de autores sobre a reformulação dos papéis de docentes e discentes, e na descrição dos projetos de aprendizagem. Com a intenção de comprovar os efeitos da utilização desta ferramenta de ensino, realizou-se a pesquisa de campo, na qual foi proposto o desenvolvimento de um pré-projeto de pesquisa e foram aplicados dois questionários com a intenção de obter resultados comparativos. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que a utilização dos princípios dos projetos traz inúmeros benefícios para os estudantes, dentre eles podemos citar o estabelecimento de uma relação mais próxima com as ciências, o contato com a leitura e produção de textos científicos e o desenvolvimento de autonomia, pensamento crítico e tomada de decisões.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Química - Estudo e ensinoEducação científicaMetodologias ativasPedagogia de projetos: das tendências pedagógicas ao ensino de químicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS