Paixão, Susana Suely Rodrigues MilhomemMelo, Natália Maciel2025-08-262025-11-042025-11-042025-08-262025-11-042025-11-04MELO, Natália Maciel. Cromossomos gigantes como ferramenta para o ensino de genética para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1261O estudo em questão se propôs a aprimorar o ensino de conceitos complexos de genética, como as alterações cromossômicas, direcionado especificamente para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Por meio da utilização de um material didático interativo chamado Cromossomos Gigantes e suas estratégias adaptativas, obteve-se êxito em alcançar resultados promissores, refletidos em uma melhor compreensão por parte dos alunos. Esses resultados ressaltam a eficácia da metodologia empregada, sugerindo que abordagens educacionais personalizadas e adaptativas desempenham um papel crucial no estímulo ao aprendizado inclusivo e eficaz no ambiente acadêmico. Através dessa abordagem centrada no aluno, foi possível promover um ambiente de ensino mais acolhedor e propício ao desenvolvimento cognitivo, atendendo às necessidades individuais dos alunos e proporcionando uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e significativa.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeGenética - Estudo e ensinoMaterial didáticoAtividades criativas na sala de aulaCromossomos gigantes como ferramenta para o ensino de genética para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)bachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS