Fonseca, Mateus GianniPereira, Lucas Faria de Carvalho2025-09-302025-11-042025-11-042025-09-302025-11-042025-11-04PEREIRA, Lucas Faria de Carvalho. Relações entre ansiedade em amtemática e criatividade em matemática de estudantes do ensino médio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Brasília, campus Estrutural. Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1498Este trabalho tem por objetivo verificar se existe uma correlação negativa significativa entre a criatividade no campo da Matemática e a ansiedade em matemática e investigar os níveis de ansiedade e criatividade por meio de uma pesquisa de método misto. Participaram do estudo 39 alunos da 3ª série do Ensino Médio de um dos Institutos Federais de Brasília. Foram aplicados três instrumentos para a coleta de dados: Teste de Criatividade em Matemática, Teste de ansiedade em Matemática sendo a parte quantitativa e Rodas de Conversa com os alunos participantes como parte qualitativa. Os resultados indicam que existe uma correlação negativa entre criatividade em Matemática e ansiedade em Matemática, porém com baixa significância. Neste trabalho também são apontadas as falas dos alunos acerca de suas percepções sobre a ansiedade em Matemática e criatividade em Matemática e o possível impacto em suas notas.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Criatividade - MatemáticaMatemática - Estudo e ensinoAnsiedadeLetramento matemáticoRelações entre ansiedade em amtemática e criatividade em matemática de estudantes do ensino médiobachelor thesisCIENCIAS EXATAS E DA TERRACIENCIAS HUMANAS