Rocha, Deise Ramos daBezerra, Camila Lima2025-10-012025-11-042025-11-042025-10-012025-11-042025-11-04BEZERRA, Camila Lima. Bidocência como instrumento de inclusão para educandos com necessidades educacionais especiais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1538A educação inclusiva constitui um dos maiores desafios para a escola contemporânea e para os profissionais da educação que atuam nesse contexto. O objetivo do presente artigo é discutir a Bidocência como um instrumento de inclusão para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com a aplicação de um questionário e entrevistas semiestruturadas com docentes da Rede Pública de Ensino. Os resultados apresentados na pesquisa sugerem que o trabalho Bidocente pode auxiliar na superação das dificuldades no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos com NEEs.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Educação especialInclusão escolarEnsino - MetodologiaCooperação na educaçãoProfessores - FormaçãoBidociência como instrumento de inclusão para alunos com necessidades educacionais especiaisbachelor thesisCIENCIAS HUMANAS