Silva, Rosa Amélia Pereira da SilvaLeite, Belchior Ribeiro2025-08-062025-08-06https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/479Esta dissertação tem como finalidade identificar como as relações entre os saberes cotidianos e os saberes escolares, presentes nas práticas pedagógicas dos estudantes da EFA de Natalândia, podem contribuir com uma visão crítica de cultura, na perspectiva de superar a dicotomia cultura local e/ou regional versus cultura global. A pesquisa foi desenvolvida na EFAN - Escola Família Agrícola de Natalândia - MG, ofertante do Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio e a pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário composto de questões fechadas e entrevistas semiestruturadas, cuja análise dos dados foi descritiva, crítica e interpretativa. Nesse sentido, autores como Freire (1967), Bernstein (1996), Benjamin (1996), Costa (2011), Silva (2019), Foerst et. al. (2019), Frossard (2018), Ramos (2008), Moura (2013), Rocha (2020), Santaella (2003), Pessoa (2008), Sacristán (2017), entre outros, foram escolhidos para mediar a discussão acerca de Currículo, Currículo Integrado, Pedagogia da Alternância, Cultura e Cultura Popular. Esta pesquisa, além de buscar compreender como a integração entre os saberes, pode influenciar os alunos da EFAN na valorização e aproximação da cultura popular local e/ou regional, na qual eles se inserem, culminou com a produção de um produto educacional na forma de uma SDI - Sequência Didática Integradora, organizada em um Caderno Pedagógico. A SDI foi composta por quatro oficinas, cada oficina com um tema gerador, denominada Círculos Virtuais de Saberes, inspirada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1967), com a perspectiva de possibilitar aos estudantes da EFAN, uma formação crítica em relação à cultura local/regional, de maneira que eles passem a valorizá-la e compreendê-la como elemento que também contribua coma a formação da identidade cultural do indivíduo. Os resultados revelaram que, os estudantes, principalmente quando chegam à EFAN, estão muito mais envolvidos com uma cultura mais urbana, por meio da tecnologia, do que com a valorização da cultura popular; a escola carece de um trabalho pedagógico mais efetivo, que utilize dos recursos tecnológicos, para aproximar os estudantes da cultura popular; requer um trabalho constante de sensibilização com alunos e suas famílias sobre a cultura popular e um trabalho em rede com outras escolas e/ou instituições acerca da temática investigada, para que de fato, a integração entre os saberes aconteça.porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/Pedagogia da alternânciaCurrículo integradoCultura popularEnsino médio integradoA integração entre os saberes cotidianos e os saberes escolares na EFAN de Natalândia: contribuições para a valorização da cultura popular regionalmaster thesisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO