Bastos, Clara Melo CasottiOliveira, Kamilla Gibram Cordeiro de2025-08-252025-09-042025-11-042025-11-042025-08-252025-09-042025-11-042025-11-04OLIVEIRA, KAMILLA GIBRAM CORDEIRO DE. Por que escolhi pedagogia? Uma análise de motivações para a jornada em sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Campus São Sebastião, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1529O presente trabalho de conclusão de curso busca analisar as motivações que levam estudantes a ingressarem no curso de Pedagogia, a partir de uma perspectiva discursiva, que considera os fatores sociais, culturais e institucionais que influenciam essa escolha. Para tal, este estudo baseia-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de discentes do 6º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus São Sebastião. A análise dos dados foi realizada a partir do método de análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), o qual possibilitou identificar e categorizar as falas dos entrevistados, em temas relevantes ao problema de pesquisa, como: a influência da família, o papel do professor, a valorização da profissão, a identidade docente, as experiências escolares, a visão de mundo e o desejo de transformação social. Como resultado da análise, destacou-se que as principais motivações para a escolha de cursar a Pedagogia estão ligadas a questões como: o significado do trabalho docente, a identificação com a profissão, a paixão por educar, a vontade de aprender e de se aprofundar nos conhecimentos específicos da área, a crença na educação como ferramenta de transformação social, o afeto pela escola e a busca por autonomia profissional.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Professores - FormaçãoPedagogiaMotivação (Psicologia)Ensino - MetodologiaCarreiraPor que escolhi pedagogia? - uma análise de motivações para a jornada em sala de aulabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS