Silvano, Débora LeiteRodrigues, Larissa do Carmo2025-08-252025-11-042025-11-042025-08-252025-11-042025-11-04RODRIGUES, Larissa do Carmo. Uso das redes sociais como uma ferramenta de aprendizagem: um proposta para o ensino de biologia. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, Planaltina, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1255Diante das dificuldades enfrentadas pelos professores, como a falta de interesse e motivação por parte dos alunos, muitas vezes relacionadas ao uso excessivo de celulares durante as aulas, torna-se necessário conciliar novas metodologias com as dinâmicas de ensino. Nesse contexto, esta pesquisa busca explorar recursos do cotidiano dos alunos, com o objetivo de aumentar a aceitação do conteúdo, incentivar a motivação para aprender e estimular a criatividade. O estudo investiga o potencial do Instagram como uma ferramenta educacional inovadora, focada no engajamento e na facilitação do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa analisa como as diversas funcionalidades da plataforma podem ser adaptadas para atender a objetivos pedagógicos, integrando-as ao currículo tradicional e promovendo maior participação ativa dos estudantes. A metodologia foi desenvolvida em três etapas: introdução ao uso do Instagram, criação de conteúdos visuais e apresentação dos trabalhos pelos alunos, organizados em grupos responsáveis pela criação de perfis na plataforma, nos quais foram feitas postagens relacionadas aos temas abordados em sala de aula. O objetivo do projeto foi criar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, aproveitando a familiaridade dos jovens com a plataforma para tornar a educação mais atrativa e relevante. A atividade foi desenvolvida no Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina, com alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ao longo do processo, foram monitorados tanto a participação dos alunos quanto seu desempenho acadêmico. Os resultados indicaram que o uso do Instagram, aliado às aulas tradicionais, pode melhorar significativamente o aprendizado, além de motivar os alunos nos estudos de biologia, assim sugerindo que a ferramenta tem o potencial de tornar a educação mais acessível e alinhada às demandas do século XXI.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Biologia - Estudo e ensinoRedes sociaisInstagram (Rede social on-line)Tecnologia educacionalUso das redes sociais como uma ferramenta de aprendizagem: um proposta para o ensino de biologiabachelor thesisCIENCIAS BIOLOGICAS