Castro, Eder AlonsoSilva, Fernanda Ferreira Caetano da2025-05-132025-11-042025-11-042025-05-132025-11-042025-11-04SILVA, Fernanda Ferreira Caetano da. Concepções da base nacional comum curricular e do novo ensino médio para o ensino de química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Campus Gama, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1568O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como tema principal o Novo Ensino Médio compreendido a partir da Lei nº 13.415/ 2017 e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. De maneira específica buscou-se descrever sobre as competências gerais da BNCC e as propostas envolvidas na química, e a identificação de desafios da implementação do Novo Ensino Médio, e dos impactos na formação de professores da matéria de Química. Neste sentido, em um primeiro momento foi realizado um estudo bibliográfico a partir de materiais acadêmicos envolvendo a temática no âmbito de pesquisadores que desenvolveram os trabalhos sobre o assunto e também no âmbito do governo federal. Posteriormente foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa aplicada para estudantes da licenciatura em química. Os resultados obtidos com o estudo dizem respeito à sua relevância para a vida de futuros professores e para a comunidade escolar em geral, considerando o quantitativo de mudanças ocasionadas pelo Novo Ensino Médio e a BNCC.porCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/Química - Estudo e ensinoQuímica (Ensino médio)Professores - FormaçãoBase Nacional Comum CurricularConcepções da base nacional comum curricular e do novo ensino médio para o ensino de químicabachelor thesisCIENCIAS HUMANAS