Teles, Stela MartinsSantos, Janaína Aires dos Reis2025-08-082025-11-042025-11-042025-08-082025-11-042025-11-04SANTOS, Janaína Aires dos R. A inserção do estudante do ensino médio integrado no mundo do trabalho como proposta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. 2024. Artigo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Profissional) – Campus Samambaia, Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2024.https://repositorio.ifb.edu.br/handle/1/1398Este trabalho tem como objetivo geral identificar a prática pedagógica nos documentos oficiais do Ensino Médio Integrado e sua compatibilidade com a literatura acadêmica. O objetivo específico é analisar criticamente documentos como a Lei 11.892/2008, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, além de comparar as normativas com percepções acadêmicas. Utilizou-se a metodologia de revisão narrativa, sintetizando fontes como artigos acadêmicos, dissertações e documentos oficiais. Como resultado, demonstrou-se que a integração entre teoria e prática é essencial para a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho e da cidadania. Conclui-se que uma abordagem pedagógica equilibrada entre prática e teoria promove uma formação holística que atende tanto às demandas técnicas quanto à formação crítica e humanizadora.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)Mercado de trabalhoA inserção do estudante do ensino médio integrado no mundo do trabalho como proposta pedagógica no processo de ensino-aprendizagembachelor thesisCIENCIAS HUMANAS